O Cineclube faz 75 anos!

CCP_75Anos_Negativo

 

Há 75 anos, um grupo de jovens entusiastas criava o que viria a ser o Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto. É a Hipólito Duarte que devemos a fundação do Cineclube do Porto, mas é também a muitos outros, sócios e membros dos órgãos sociais, ao longo destes últimos 75 anos, que devemos a nossa existência.

É um sinal forte de resistência e vivacidade que estejamos hoje a comemorar os 75 anos desta associação.

Temos preparado para todos os nossos sócios e amigos vários eventos a fim de comemorarmos condignamente estes 75 anos, dos quais destacamos: a inauguração de uma biblioteca de cinema construída a partir do acervo do Cineclube do Porto, que estará aberta ao público na Casa do Infante e que se chamará Biblioteca do Cineclube do Porto; o lançamento de uma edição única sobre a história do Cineclube do Porto, na sua relação com a história do cinema e do cineclubismo em Portugal; uma programação especial que percorrerá as várias décadas do cinema, tantas quantas o Cineclube já viveu; e ainda, a edição em DVD da cópia restaurada do filme Auto da Floripes realizado em 1959-1962 pela secção de cinema experimental do Cineclube do Porto.

A situação pandémica que atualmente vivemos a nível mundial e a subsequente declaração do estado de emergência em Portugal obrigaram-nos a adiar o programa de comemorações planeado para Abril 2020. Mal nos seja possível comunicaremos nova data, para que possamos, então, e juntos em sala, comemorar e viver de novo a experiência do cinema.

Obrigada e um viva ao Cineclube do Porto e aos seus sócios e amigos!