Auto da Floripes – Sessão Cinemateca Portuguesa

81776050_10158405660754271_820675517626712064_o

A 17 de Janeiro será exibido às 18h30 na Cinemateca Portuguesa, numa cópia digitalizada e restaurada, o filme Auto da Floripes (1963) realizado pela Secção de Cinema Experimental do Cineclube do Porto.

O Projecto de restauro do filme da secção Experimental do Cineclube do Porto, Auto da Floripes, realizado em 1959, no Lugar das Neves, convergência de três freguesias pertencentes ao concelho de Viana do Castelo: Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, onde se representa anualmente no 5 de Agosto o Auto da Floripes, iniciou-se em 2019, numa parceria entre o Cineclube do Porto e a Cinemateca Portuguesa com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Este projecto tem em vista a valorização do Auto da Floripes através do filme homónimo consistindo no restauro, digitalização e edição em DVD, da película existente, protegendo-a e tornando-a acessível através da sua digitalização. O DVD conterá ainda uma brochura com textos de José Alberto Pinto, Tiago Batista, Catarina Alves Costa e Paulo Raposo e alguns extras com entrevistas a Lopes Fernandes, A.Alves Costa e Luís Ferreira Alves. 

O filme Auto da Floripes que contou com a participação de Lopes Fernandes, António Reis, Luís Ferreira Alves, Henrique Alves Costa, entre outros, com base numa ideia de Henrique Alves Costa (1910-1988), é um registo ímpar na história do cinema em Portugal.

Este projecto encontra-se integrado nas comemorações dos 75 anos do Cineclube do Porto que acontecem em 2020.

O AUTO DA FLORIPES é um filme muito pouco visto onde se cruzam muitas histórias. É o primeiro filme em que participa António Reis, enquanto parte do coletivo do Cineclube do Porto que o realizou, e foi depois de ver O AUTO DA FLORIPES que Oliveira o convidou para seu assistente no ACTO DA PRIMAVERA. Mas este é antes de mais um belíssimo filme que confirma o vigor e a criatividade do cineclubismo da época e um dos mais belos exemplos de um cinema que procura registar a cultura popular. A exibir em versão digital restaurada.

texto cinemateca portuguesa