AUTO DA FLORIPES | 3 DE NOVEMBRO | 17H | VIANA DO CASTELO – Teatro Municipal Sá Miranda

ANTE-ESTREIA DA CÓPIA RESTAURADA
DO FILME AUTO DA FLORIPES

Teatro Municipal Sá de Miranda
Viana do Castelo

03 novembro | 17h

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto apresentam no próximo domingo, dia 3 de novembro às 17h, a cópia restaurada do filme Auto da Floripes no Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo.

À sessão seguir-se-á uma conversa com a participação de Alexandre Alves Costa (Arquitecto e Cineclubista), Luís Ferreira Alves (Fotógrafo), Rui Machado (Cinemateca Portuguesa), José Alberto Pinto (Cineclube do Porto) e Luís Franco (Núcleo promotor do Auto da Floripes) onde se discutirá o processo de valorização do Auto da Floripes através do filme.

O Projecto de restauro do filme da secção Experimental do Cineclube do Porto, Auto da Floripes, realizado em 1959, no Lugar das Neves, convergência de três freguesias pertencentes ao concelho de Viana do Castelo: Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, onde se representa anualmente no 5 de Agosto o Auto da Floripes, iniciou-se em 2019, numa parceria entre o Cineclube do Porto e a Cinemateca Portuguesa com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Este projecto tem em vista a valorização do Auto da Floripes através do filme homónimo consistindo no restauro, digitalização e edição em DVD, da película existente, protegendo-a e tornando-a acessível através da sua digitalização.

O filme o Auto da Floripes que contou com a participação de António Reis, Luís Ferreira Alves, Henrique Alves Costa, entre outros, com base numa ideia de Henrique Alves Costa (1910-1988), é um registo ímpar na história do cinema em Portugal.

17h00
Exibição da cópia restaurada do filme Auto da Floripes da Secção de Cinema Experimental do Cineclube do Porto

18h30
Conversa em torno do filme Auto da Floripes com a presença de Alexandre Alves Costa, Luís Ferreira Alves, Rui Machado, José Alberto Pinto e Luís Franco.

 

ENTRADA LIVRE

Teatro Municipal Sá de Miranda
R. de Sá de Miranda, 4900-529 Viana do Castelo
tlf: 258 809 382

 

 

organização:
imagem
imagem
parceria:
imagem