OUTUBRO’19 | CASA DAS ARTES

 

OUTUBRO’19

ESTADO DE SÍTIO

Em Outubro, mês em que se celebra o dia mundial da arquitetura, dedicamos o nosso ciclo de cinema a obras cujo os locais tem uma importância soberana no desenrolar da narrativa e no destino dos seus personagens.*

Na quinta-feira, dia 10,  abrimos com o filme do realizador português Ivo M. Ferreira, “Hotel Império”, que narrando a história de Maria e a sua dificuldade em manter o hotel que era da sua família joga com os clichés ao quais associamos Macau ( jogo e prostituição) para falar sobre a transformação da paisagem urbana dessa região.

No sábado, dia 12, exibimos a obra-prima de Roman Polanski, “Chinatown”, filme noir com Jack Nicholson e Faye Danaway sobre a corrupção na cidade de Los Angeles.

Na quinta-feira, dia 17 exibimos pela primeira vez um filme de Robert Altman. “Nashville”, obra fundamental na cinematografia do realizador e do cinema americano dos anos 70, é um retalho de histórias numa das cidades mais musicais dos Estados Unidos, onde seguimos várias narrativas afetadas pela política do dia-a-dia.

Sábado, 19 de Outubro, recebemos o “La Pointe Courte” de Agnès Varda, considerado por muitos como o primeiro filme da Nouvelle Vague, e que conta a história de um casal da vila La Pointe Courte seguindo também a vida de alguns personagens locais e as suas dificuldades.

No dia 24 de Outubro, temos uma sessão muito especial. Numa parceria com a Metropolitana e a Cinemateca Portuguesa, será exibido a cópia restaurada do filme de Geroge Pallu de 1919 “A Rosa do Adro” com acompanhamento musical ao vivo da partitura original de Armando Leça. O evento será antecedido por um Porto de Honra.

No dia 26 de Outubro, exibiremos o filme de Michelangelo Antonioni “O Eclipse” que servirá de mote para uma conversa sobre a arquitetura e o cinema.

Para fecharmos a programação, um clássico de Alfred Hitchcock, “A Janela Indiscreta”. Um filme onde toda ação é um ponto de vista do olhar do personagem principal que está confinado à sua sala de estar.

Não percam outubro, há muito para ver!

* Na primeira semana de outubro recebemos o festival BEAST dedicado a mostrar o que de melhor se faz no cinema da Europa de Leste.

 

wild wild east

Quinta-feira, 3 de outubro | 21h30

sessão inserida na secção PORTUGUESE ABROAD do BEAST international Film Festival

EXTINÇÃO

Salomé Lamas

PT/ AL | 2018 | DOC’ | 80′

A questão das fronteiras dos territórios da antiga URSS provou ser uma bomba relógio. Extinção é um emaranhado eclético de materiais (ficção e não ficção) pelos quais nos guia Kolya, de nacionalidade moldava, mas que se declara cidadão da Transnístria. Fragmentos levam o espectador para o imaginário coletivo da União Soviética. O filme desenha um comentário abstrato sobre as últimas posições políticas de Vladimir Putin, de “guerra sem guerra, ocupação sem ocupação”.

Sábado, 5 de outubro | 18h00

sessão inserida na secção PORTUGUESE ABROAD do BEAST international Film Festival

QUARTO EM LISBOA

Francisco Carvalho

PORTUGAL | 2018 | FICÇÃO | 16′

Maria sempre viveu sozinha. Um dia vê-se obrigada a arrendar o seu próprio quarto a uma estudante. Mas viver com outra pessoa irá apenas acentuar a sua solidão.

VHILS – DEBRIS, MACAU

José Pando Lucas

CHINA/PT | 2017 | DOC’| 4′

Com a ajuda do artista Alexandre Farto, também conhecido como Vhils, e do estúdio criativo português Solid Dogma, o realizador José Pando Lucas pergunta se o mundo estará realmente cada vez mais pequeno nesta curta-metragem com fotografia deslumbrante de Macau, construída à volta das histórias narradas dos seus avós.

 

GRIND

Yuri Alves

EUA | 2017 | DOC’ | 8′

GRIND mostra a história de Robert Wilmote, um refugiado liberiano forçado a fugir das mais drásticas e terríveis circunstâncias imagináveis. Tendo escapado por pouco à guerra, as lutas de Robert continuam nos EUA quando sucumbe à vida de gangster, tornando-se um criminoso condenado em Newark, Nova Jersey. No entanto, Robert percebeu que lhe estava destinado um bem maior. Através de encenações dramáticas, com o próprio Robert, descobrimos como a sua paixão por deporto e por ajudar os outros o tornaram um campeão.

 

DIREITO À MEMÓRIA

Rúben Sevivas

PORTUGAL |2018 | DOC’ | 9′

A partir de uma gravação áudio inédita de um comício do General Humberto Delgado realizado num cine-teatro de Chaves, no dia 22 de maio de 1958, em plena campanha eleitoral que iria determinar o seu assassinato pelas forças fascistas da PIDE, Rúben Sevivas ensaia um pertinente manifesto pelo direito à memória, tanto da figura do “General sem medo” como, num registo mais pessoal, do Cine-Parque de Chaves, o cine-teatro flaviense onde se realizou o comício e que hoje se encontra desativado.

PELE DE LUZ

André Guiomar

MOÇAMBIQUE/PT | 2018 | DOC’ | 18′

Anifa sobrevive a um rapto. Isa cresce envolta no medo. No coração de Maputo, em Moçambique, as duas irmãs enfrentam juntas um lugar onde a crença na magia negra ainda persegue pessoas albinas.

 

POSTERS E FRAMES

quinta-feira, 10 de outubro | 21h30

HOTEL IMPÉRIO

Ivo Ferreira

PT/CHINA | 2018 | FIC | 82’


A casa de Maria sempre foi o Hotel Império, nos bairros tradicionais de Macau, onde há roupa pendurada entre os neons, e um emaranhado de fios elétricos invade ruas cheias de vapores.

Com o pai envelhecido, o fardo de manter o decrépito hotel em funcionamento recai-lhe sobre os ombros. Canta Fado num Casino onde o jogo e a prostituição andam de mãos dadas, mas o dinheiro é pouco e os especuladores imobiliários tornam-se insistentes. Surge então Chu, jovem misterioso com um interesse obsessivo por Maria.

 

Sábado, 12 de outubro | 18h

CHINATOWN

Roman Polanski

EUA | 1972 | FIC | 122’

Jack Nicholson é o detective privado Jake Gittes, que vive do suspeito clima moral da bronzeada Califórnia do Sul, antes da 2ª Guerra Mundial. Contratado por uma bela senhora da elite social (Faye Dunaway) para investigar as actividade extra-matrimoniais do seu marido, Gittes é arrastado para uma intriga de negócios duplos e enganos mortíferos, descobrindo uma teia de escândalos pessoais e políticos, que se vão juntar todos, numa inesquecível noite em Chinatown.

 

Quinta-feira, 17 de outubro | 21h30

NASHVILLE
Robert Altman

EUA | 1975 | FIC | 159’

 

Este épico de Robert Altman é considerado, por muitos, como o ponto alto da sua carreira. Com um elenco de infindável talento, Altman segue várias histórias cruzadas e paralelas em Nashville, Tennessee, no meio da sua indústria de música country (com vários momentos musicais) e de uma campanha política, para as eleições primárias locais, onde se destaca um político populista do “Replacement Party”. Um enorme filme sobre a cultura norte-americana e os seus cruzamentos entre arte, sexo, e política, com Altman a sobrepor os seus diversos tecidos e cruzamentos numa realização, em imagem e som, que vive o pico da sua experimentação. 

Texto da Cinemateca Portuguesa.

 

Sábado, 19 de outubro | 18h00

LA POINTE COURTE

Agnès Varda

FRANÇA | 1958 | FIC | 78’

A conturbada relação de um casal e o conflito entre pescadores e autoridades. Duas histórias diferentes, sem relação entre si, que se interligam no bairro piscatório de Pointe Courte.

 

Quinta-feira, 24 de outubro | 21h30

SESSÃO ESPECIAL – FILME CONCERTO

será servido um Porto de Honra antes da sessão, às 21h.

A ROSA DO ADRO

George Pallu

PORTUGAL | 1919 | FIC | 80’

evento especial com acompanhamento musical ao vivo pelos Solistas da Metropolitana com a partitura original de Armando Leça 

 Na quinta-feira, 24 de outubro, o Cineclube do Porto e a DRCN associam-se à Cinemateca Portuguesa e à Metropolitana  para a estreia na Casa das Artes da cópia restaurada do filme da Invicta Filmes realizado por George Pallu A ROSA DO ADRO com a partitura original de Armando Leça a ser interpretada pelos solistas da Metropolitana, como numa projeção da época.

Solistas da Metropolitana:

José PereiraJoana Dias (violinos)

Joana Nunes (viola)

Catarina Gonçalves (violoncelo)

Vladimir Kouznetsov (contrabaixo)

Francisco Sassetti (piano)

 

Sábado, 26 de outubro | 18h00

O ECLIPSE

L’ECLISSE

de Michelangelo Antonioni

ITÁLIA/FR | 1961 | FIC | 125’

O filme que encerra a “trilogia dos sentimentos” (e o último a preto e branco de Antonioni). Talvez o filme mais ostensivamente moderno de Antonioni, em todos os sentidos do termo. Monica Vitti é uma mulher que, depois da separação do amante, se encontra desamparada, procurando refazer a vida com um corretor da Bolsa, obcecado pelo jogo do dinheiro, o que a leva de novo à solidão. A sequência passada na Bolsa de Milão e as últimas imagens, quase abstratas, estão entre os momentos mais célebres da obra de Antonioni (“Prefiro filmar nos lugares autênticos porque a realidade estimula a minha fantasia”). 

Texto da Cinemateca Portuguesa.


Quinta-feira, 31 de outubro | 21h30

A JANELA INDISCRETA

REAR WINDOW

Alfred Hitchcock

EUA | 1953 | FIC | 112’

Pode chamar-se-lhe um “filme de câmara”, de tal forma tudo se circunscreve à visão a partir da sala onde o herói, um fotógrafo com a perna em gesso devido a um acidente (James Stewart), passa o tempo bisbilhotando a vida dos vizinhos até ao momento em que se depara com um crime. A notável articulação entre os espaços do interior do apartamento de Stewart e o pátio e as traseiras dos vizinhos é o resultado de um dos mais fabulosos trabalhos de set designing da história do cinema.

Texto da Cinemateca Portuguesa.

 

nao temos mb

Sala Henrique Alves Costa
Rua Ruben A, 210, Porto
bilhete normal: 3,5€ | bilhete estudante / +65 anos: 2,5€ | bilhete sócio CCP: 0,5€
A bilheteira abre meia-hora antes de cada sessão.
Não se fazem reservas.
http://www.cineclubedoporto.wordpress.com | http://www.facebook.com/cineclubedoporto