Festivalul Filmului European

No próximo dia 08 de Maio de 2018, será exibido o filme Ama-San de Cláudia Varejão numa secção especial do Festivalul Filmului European. O Festivalul Filmului European/ Festival de Cinema Europeu é um dos principais festivais de cinema da Roménia e acontece de 7 a 13 de Maio em Bucareste.

A exibição de Ama-San  acontece no seguimento do trabalho desenvolvido pelo Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto, em parceria com a associação Plus East e o Instituto Camões em Bucareste no âmbito do programa Portuguese Enigma.

AMA-SAN | Cláudia Varejão | Portugal, Japão | 2016| 112′

Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o haliote às rochas do fundo do Oceano Pacifico e finalmente subir para respirar outra vez. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas AmaSan, literalmente, mulheres do mar que na cultura japonesa ocupam um lugar especial, sendo reverenciadas e ao mesmo tempo, incompreendidas.

As AmaSan conquistaram o estatuto de colectoras e cuidadoras, questionando não só o papel da mulher na sociedade oriental como a própria natureza feminina. Este filme acompanha o quotidiano de 3 mulheres de idades distintas que há 30 anos mergulham juntas numa pequena vila piscatória da Península de Shima. Rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, este olhar resulta num retrato único de uma tradição que se anticipa em extinção. A média de idades das mulheres que hoje ainda mergulham situa-se entre os 50 e os 85 anos.

+ info 

http://www.terratreme.pt/projects/ama-san

http://ffe.ro/2018/programfilme/amasan/

Anúncios