European Film Week of the invisible Roma

29136491_1505995739523424_3928311019088181952_n

De 17 a 20 de Abril, o Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto programa no European Film Week of the invisible Roma o filme Taraf de Luciana Fina e Olga Ramos

A European Film Week of invisible Roma é uma mostra que pretende sensibilizar os cidadãos romenos, nomeadamente em Bucareste, para a cultura invisível da comunidade Roma, alvo de elevado preconceito na Roménia. Este ciclo, de caráter gratuito para o público, contará com a projeção de filmes de vários países da União Europeia – Cluster EUNIC na Roménia –e será realizado entre 17 a 22 de Abril 2018.

A exibição de TARAF, TREI POVESTIRI ȘI O BALADĂ acontece no seguimento do trabalho desenvolvido pelo Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto, em parceria com a associação Plus East, no âmbito do programa Portuguese Enigma.

TARAF – Três contos e uma baladas (EX-TARAK DE HAIDOU) | Luciana Fina, Olga Ramos | Portugal | 2003| 41′

Taraf de Haïdouks é um ensemble de treze virtuosos músicos ciganos da Roménia que, a partir da pequena aldeia de Clejani, conseguiu conquistar um lugar de destaque no panorama da música europeia.

O Taraf viaja em tournée em Portugal. A estrada e o palco preenchem os seus dias itinerantes desde que há dez anos, após a queda de Ceausescu, o produtor belga Stéphane Karo juntou este célebre ensemble de lautari.

Confrontados com o grande público e com diversos países, estes músicos de várias gerações possuem uma energia singular e perpetuam uma tradição musical que é também a afirmação da sua identidade.

Fulcrais na vida de Clejani, fiéis às suas origens e à aldeia que se orgulha e depende do seu sucesso, é para lá que voltam sempre que podem, para terminar a construção da nova casa, para continuar a ensinar ao primogénito a arte do violino, do cimbalão ou do acordeão, e para entregar às numerosas famílias o rendimento da sua arte e do seu talento.

Anúncios