DOURO FILM HARVEST | CASA DAS ARTES | 9, 10, 11 e 12 de DEZEMBRO 14

Terça-feira | 09 dezembro 14 | 18h30

 

CANNIBAL

Manuel Martin Cuenca

ESPANHA| 2013 | COR | 100’

HARVEST SELECTION

canibal dfh

Carlos é o alfaiate mais prestigiado de Granada, mas é também, em segredo, um assassino. Não sente quaisquer remorsos, qualquer culpa, até que Nina surge na sua vida. Ela vai fazê-lo entender a verdadeira natureza dos seus actos e, pela primeira vez, o amor desperta. Carlos é, inconscientemente, a encarnação do demónio. Nina é pura inocência. E «Cannibal» é uma história de amor demoníaca.

Manuel Martín Cuenca

Natural de Almería, Espanha, iniciou, em 1988, a sua carreira profissional no cinema como director assistente, supervisor de argumento e diretor de casting, tendo trabalho com vários diretores como Filipe Veja e Alain Tanner. Em 1999, começou a escrever e a realizar os seus próprios documentários e filmes de ficção. Durante esse período, ensinou Encenação e Interpretação em várias escolas, em Espanha e Cuba. Participou em vários jornais e publicações, e publicou um romance e vários livros sobre cinema.

Em 2001, escreveu e realizou o documentário «El Juego de Cuba», que ganhou inúmeros prémios internacionais. Em 2003, o primeiro filme de ficção com o seu argumento e direção, «La Flaqueza del Bolchevique», foi bastante aclamado pela crítica e valeu-lhe cinco nomeações pelo Círculo de Escritores Cinematográficos, bem como nomeações para os Prémios Goya de Melhor Adaptação de Argumento, e Actriz Revelação do Ano. A estes, seguiram-se «Malas Temporadas», «Últimos Testigos: Carrillo, Comunista», «La mitad de Óscar», «Cannibal», todos bastante aclamados pela crítica.

Quarta-feira | 10 dezembro 14 | 18h30

 

10.000 Km

Carles Marquet Marces

ESPANHA| 2014 | FIC. | COR | 99’

HARVEST SELECTION

10 000 km dfh

Alexandra e Sergi fazem amor no seu pequeno apartamento em Barcelona. Decidiram ter um bebé, mas os seus planos são destruídos quando Alex recebe uma proposta para trabalhar numa residência artística em Los Angeles. Ao compreenderem que esta poderá ser a última oportunidade de Alex se lançar na carreira fotográfica, decidem adiar os seus planos por um ano.

Separados durante um ano, com um continente entre eles, Alex e Sergi dependem da comunicação virtual de forma a manterem a chama da relação viva. No entanto, como já não partilham as mesmas realidades e o toque um do outro, a tecnologia que supostamente aproxima o mundo poderá afastá-los.

 Carlos Marques-Marcet

Natural de Barcelona, Espanha, Carlos Marques-Macet começou a desenvolver sua vocação desde muito jovem. A segunda curta-metragem de Carlos «A munt i a vall» foi galardoada com o prémio INJUVE Prémio para Jovens Criadores.

A sua terceira obra garantiu-lhe a honrada participação num workshop exclusivo com cineastas legendários como Abbas Kiarostami e Victor Erice. Também o levou, aos dezanove anos, até ao Berlinale Berlin Talent Campus. O aclamado Cahiers de Cinema selecionou «Udols», o seu quarto filme, como a Melhor Curta-Metragem de 2008. Em 2009, Marques gravou o seu primeiro documentário, «De Pizarros y Atahualpas». Depois de lhe concederem a prestigiada bolsa La Caixa, Carlos Marques-Marcet mudou-se para Los Angeles para estudar Cinema e Televisão no programa de Mestrado em Belas Artes da UCLA.

Nos Estados Unidos, Marques Marcet realizou vários curtas-metragens incluindo «I’ll Be Alone» e «Yellow Ribbon», que, entre outros prémios, foi galardoado com um DGA.

Quinta-feira | 11 dezembro 14 | 18h30

VIVIR ES FÁCIL CON LOS OJOS CERRADOS

David Trueba

ESPANHA| 2013 | FIC. | COR | 108’

HARVEST SELECTION

vivir dfh

Em 1966, um John Lennon em plena crise existencial, decidido a terminar definitivamente com os Beatles e convencido de poder lançar-se na carreira de actor, chega a Almería para rodar um filme antibelicista: «Como  Gané la Guerra». António, professor de inglês num humilde colégio de Albacete, decide empreender numa viagem para conhecer o músico e fazer-lhe um pedido inusual.

Ao longo da rota, cruza-se com Belén, uma jovem que escapou do obscuro isolamento a que a sua família e a sociedade a submeteram. Tem apenas 20 anos, mas carrega um passado que a assombra. Ambos tropeçaram em Juanjo, um adolescente de 16 anos fugido de casa.

Lennon será, para eles, um símbolo de liberdade, uma aspiração. Os três irão compartilhar dias de aventura, que serão uma analogia de um país que aspira a um futuro melhor, nos anos 60, nos mesmos lugares e dias em que Lennon compôs a canção «Strawberry Fields Forever».

David Trueba

David Trueba nasceu em Madrid, Espanha. O seu mérito como argumentista foi revelado no filme «Amo Tu Cama Rica». Posteriormente estudou cinema na American Film Institute, em Los Angeles e, em Espanha, consolidou a sua carreira como argumentista com «Los Peores Años de Nuestra Vida» e «Balseros» que, até à data, é o único documentário espanhol alguma vez nomeado para um Óscar. Iniciou-se como realizador de cinema com o filme «La Buena Vida». Seguindo-se «Bienvenido a Casa», pelo qual ganhou o prémio de Melhor Director pelo Festival de Málaga. Paralela à carreira no cinema, manteve a actividade literária e a carreira como colunista. Publicou três romances que lhe valeram o Prémio Nacional da Crítica e o Melhor Romance.

Sexta-feira | 12 dezembro 14 | 18h30

FINAL RECIPE

Gina Kim

2013 |DRA. | 97′

FOOD FIMS

final recipe dfh

Outrora um chef famoso, o restaurante chinês de Hao é agora um destino impopular. Hao despreza o facto das pessoas, hoje em dia, não respeitaram pratos tradicionais e, assim, tornou-se num velho amargurado. A sua única esperança é que o seu neto, Mark, entre numa universidade prestigiada, mas o sonho de Mark é seguir o caminho do seu avô e tornar-se chef.

O restaurante de Hao encontra-se à beira da falência. De forma a salvar o restaurante, Mark ingressa num concurso televisivo de culinária em Shangai, chamado “Receita Final”. Mark compete contra novos e talentosos chefs da região e vai mostrando uma impressionante habilidade para a culinária que acumulou do seu avô ao longo dos anos. Entretanto, a produtora do concurso, Julia (Michelle Yeoh), espera que o seu marido e chef de renome mundial, David (Chin Han), entre no concurso e redescubra o seu amor pela cozinha. À medida que Mark vai conquistando ronda atrás de ronda, Julia vai-se apercebendo lentamente que há um segredo partilhado por Mark e o seu marido David que ambos desconhecem.

Gina Kim

Realizadora e professora universitária sul-coreana licenciada e mestre em Belas-Artes pela Universidade Nacional de Seoul. As suas longas-metragens («Gina Kim’s Video Diary», «Invisible Light”, «Never Forever») foram exibidas em festivais de cinema prestigiados. Gina Kim encontra-se a desenvolver vários projectos para filmes comerciais em Hollywood e na Coreia. Para além disso, Kim leccionou produção cinematográfica e teoria do cinema na Universidade de Harvard.

BILHETES
Bilhete Normal: €5.00
Bilhete +65anos: €3.00
A bilheteira abre 30 minutos antes de cada sessão.
_
ORGANIZAÇÃO: Douro Film Harvest, http://www.dourofilmharvest.com
APOIOS: Cineclube do Porto (CCP), Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN)
Anúncios