Sessão de 11 de Agosto de 2011 no MNSR

O Cineclube apresenta amanhã, dia 11 de Agosto, às 21 e 30 no Museu Nacional Soares dos Reis “Ana Hatherly – A Mão Inteligente” um documentário sobre a vida e a obra da artista Ana Hatherly, realizado por Luís Alves de Matos.

Ana Hatherly – A Mão Inteligente

Portugal |  Doc | 2003 

Ana Hatherly nasceu no Porto em Maio de 1929. Poeta, romancista, ensaísta, tradutora, investigadora, professora universitária e artista plástica. Membro destacado do grupo de Poesia Experimental Portuguesa nos anos 1960 e 1970.

Com a exposição Anagramas, na Galeria Quadrante, em 1969, inicia o seu percurso nas artes plásticas. Desde então realizou várias exposições individuais e colectivas. As suas Obras integram colecções dos principais Museus de Arte Contemporânea Portugueses, e colecções privadas nacionais e estrangeiras.

Desde muito cedo, toda a sua obra manifesta o interesse por questões que se desenvolvem na ambiguidade entre a escrita e o domínio mais puramente visual, sendo por vezes muito difícil estabelecer as fronteiras entre estes territórios e definir onde termina a poesia e começa o desenho ou a pintura. Estas questões são sobretudo evidentes quando a artista trabalha em pequenos formatos e com tintas de escrever, algo que é muito frequente em toda a sua produção, desde meados dos anos 60 até aos dias de hoje.

ENTRADA LIVRE

* em caso de mau tempo, a sessão será exibida no interior do Museu.

Anúncios