Sessão de 28 de Julho de 2011 no MNSR

O Cineclube regressa às suas sessões em parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis. Desta feita, apresenta esta quinta-feira dia 28 de Julho, às 21 h 30 , o documentário “Malagantana, contador de histórias” da realizadora Karin Monteiro.

PORTUGAL|  2007| DOC | 50′

O filme parte da fase inicial da vida de Malangatana como pintor. Espontâneo, com uma vitalidade lendária, o seu génio muito particular ‘traduz’, nas palavras do Professor Pancho Guedes, ‘tudo que vê e ouve em pintura de uma maneira espantosa’. Enquanto muito jovem passa da vida rural em Matalana à cidade e à descoberta dos ritmos novos da vida suburbana. Agora, passado quase meio século e a partir de Matalana, de novoMalangatana conta e canta, as historias daquele tempo. Este documentário, esboço do quadro tumultuoso da vida do pintor na década dos ’60, foi filmado sem guião, a medida que as coisas aconteciam. E ainda deixa muitas histórias por contar……

Karin Monteiro nasceu durante o século 20, por mero acaso perto da Cidade do Cabo na África do Sul. Foi criada na Namíbia e viveu muitos anos em Moçambique. Durante uma vida errante foi professora de ballet, estudou Belas Artes, trabalhou como fotojornalista e formou-se em Política Africana e Desenvolvimento. Vive actualmente em Portugal.

ENTRADA LIVRE

Anúncios