Sessão de Curtas ao Ar Livre dia 17 de Agosto no Breyner85

Nesta próxima terça-feira, dia 17 de Agosto, às 22 horas, o Cineclube do Porto desloca-se mais uma vez ao Breyner85 para uma sessão de curtas ao ar livre.

Desta vez, a sessão é dedicada ao Festival de Cinema Galego e Português FILMINHO.

Para além da presença de um representante do Filminho, contamos ainda com a presença da realizadora Diana Gonçalves, que apresentará o documentário “Mulheres da Raia”.

“MULLERES DA RAIA”

de Diana Gonçalves

Portugal & Galiza | 2009 | Doc. | Cor | 42’

Uma viagem às fronteiras do norte de Portugal e Galiza transporta-nos ao nosso passado mais recente, o contrabando local e a emigração clandestina eram práticas habituais nestas terras, aproveitando a proximidade do país vizinho.

Em tempos de repressão, com os dois países sob regimes ditatoriais, um grande número de portugueses emigrou para França cruzando as duas fronteiras ilegalmente. As mulheres, ficaram a cultivar as terras e a educar os filhos.

O contrabando local foi outro meio para escapar da miséria, por isso, um exército de mulheres atravessava todos os dias a fronteira para comprar e vender produtos de necessidade, devido à diferença de preço. Este intercâmbio comercial entre as populações fronteiriças do Minho, trouxe grandes laços de amizade e deu origem a uma história compartida.

A raia, como popularmente é conhecida a fronteira, guarda uma história de luta diária pela sobrevivência, e as suas mulheres, são protagonistas.


Blog do filme: http://www.mulleresdaraia.blogspot.com

Público em geral: 3€ com oferta de 1 bebida

Sócios CCP: 1€ com oferta de 1 bebida

Anúncios