Sessão Especial de dia 13 de Junho – Homenagem a Henrique Alves Costa

O Cineclube do Porto e a Medeia Filmes organizam, na próxima terça-feira, 13 de Julho, às 21h30, no Teatro do Campo Alegre, uma sessão de homenagem a Henrique Alves Costa que contará com a participação de Manoel de Oliveira, André Oliveira e Sousa e Alexandre Alves Costa.

Será seguida da exibição de L’ATALANTE, de Jean Vigo, um dos filmes favoritos de Henrique Alves Costa e um filme emblemático para o cineclubismo. Foi a Federação Francesa de Cineclubes que, no final dos anos 40, reabilitou a obra-prima de Vigo, um dos mais míticos filmes de toda a história do cinema, mas que, logo após a rodagem, em 1934, conheceu vicissitudes várias. A cópia exibida é a que Pierre Philippe e Jean-Louis Bompoint restauraram no início dos anos 90 para a Cinémathèque Gaumont, com mais cerca de 20 minutos que as versões conhecidas até à data.

L’ Atalante conta a história de um jovem casal, Jean e Juliette, que após se casarem decidem ir viver para o barco de Jean. Para além do casal, mais dois homens constituem a tripulação.

Aborrecida com a vida no rio, Juliette escapa-se para a noite de Paris contra a vontade do marido que, enraivecido, a abandona. Porém, ao sentir a falta da mulher, Jean cai numa profunda depressão e envia um dos tripulantes à sua procura.

L’ATALANTE
um filme de Jean Vigo
com Michel Simon, Dita Parlo, Jean Dasté
França, 1934, p/b, 86’

RESERVA DE BILHETES POR TELEFONE: Teatro do Campo Alegre 22 606 3000

Anúncios