Sessão de 29 de Junho de 2010

Na próxima terça-feira, dia 29, às 22 horas, o Cineclube do Porto exibirá o filme de Paulo Rocha: ” Mudar de Vida”, no Cinema Passos Manuel.



“Mudar de Vida, opus 2 de Rocha, introduziu na obra deste novas direcções, entre o legado nostálgico de Os Verdes Anos e os rumos da sua obra futura. Pano de fundo é a emigração, fenómeno que nos anos 60 afectara profundamente o tecido social e cultural português. E é o primeiro filme de Rocha em que se afirma a influência do cinema japonês, nos belos planos de juncos, névoa e rio, ao mesmo tempo que se acentua a forma de requiem e uma oculta liturgia que nele foi sempre programa e arte de inventar personagens. Personagens que aqui são de novo Isabel Ruth (e a sequência da capela é uma das mais belas do cinema português), o brasileiro Geraldo D’el Rey (actor de Glauber Rocha) e Maria Barroso que, depois de fulgurante começo no teatro nos anos 40, o Governo forçara a abandonar os palcos.

Mas quando Mudar de Vida se estreou em Portugal (em 1967) o ambiente eufórico que rodeara (as produções) Cunha Telles já se tinha desvanecido e o filme foi o ponto final das suas ambições. Apesar do relevo histórico e artístico destas obras, nenhuma logrou qualquer sucesso comercial e, apesar do seu baixo custo, todas fizeram perder dinheiro.”

João Bénard da Costa, in Histórias do Cinema

Vemo-nos na Sessão, Até Lá!

preços:
público em geral: 3,5 €
sócios activos do CPC/CCP:  1 €
Anúncios